The Great Train Robbery (1903)

The Great Train Robbery é um dos grandes marcos da história da sétima arte, não só por ser o primeiro filme narrativo de sempre, mas também porque utiliza um conjunto de técnicas pioneiras que estabeleceram convenções cinematográfica ainda hoje utilizadas: movimentos de câmara, montagem paralela, cortes de forma a mostrar acções em locais diferentes, o uso de um boneco como “duplo”, entre outras. The Great Train Robbery é também o primeiro western do cinema e também aqui estabeleceu diversos standards como, por exemplo, os tiros que forçam uma pessoa a dançar, a perseguição a cavalo e o tiroteio final.

Realizado por um antigo operador de câmara de Thomas Edison, The Great Train Robbery foi filmado em Novembro de 1903 em diversos locais (nos estúdios de Edison em Nova Iorque, numa linha de comboio verdadeira e em Nova Jersey), o que constituiu uma novidade para a época. Utilizando actores não profissionais (alguns interpretaram diferentes personagens), The Great Train Robbery foi baseado numa história verídica de 1896, mas o filme utiliza o título de uma famosa peça da época, tendo-se revelado um verdadeiro sucesso comercial e, mais importante, estabeleceu o cinema como uma actividade comercial viável.

Como curiosidade refira-se que a cena final (um dos bandidos a disparar um revolver para o ecrã) tornou-se uma sensação na época já que o cinema era uma novidade e as pessoas ainda não compreendiam plenamente esta nova arte. Por isso, as pessoas reagiam à cena, primeiro, com medo e depois com alivio e até risos. A cena, que nada tem a ver com a história do filme, podia, de acordo com a Edison Manufacturing Company, ser utilizada no início ou no final do filme (ficava à consideração dos donos das salas de cinema), mas em praticamente todas as cópias existentes do filme a cena surge no final.

Considerado um acontecimento importante da história dos Estados Unidos, The Great Train Robbery é um os filmes preservados pela Biblioteca do Congresso Norte Americano, que tem à sua guarda, em perfeitas condições, os negativos originais do filme. O filme encontra-se no domínio público e poderá visioná-lo no Youtube.


The Great Train Robbery Edison Manufacturing Company, Estados Unidos, 1903, 10 min., western. Realizador: Edwin S. Porter. Argumento: Edwin S. Porter, baseado numa história de Scott Marble. Actores: George Barnes, John Manus Dougherty Sr., Tom London, A.C. Abadie, Gilbert M. ‘Broncho Billy’ Anderson

Um grupo de bandidos assalta um comboio e é perseguido por agentes de autoridade.