Aliens: O Recontro Final (1986)

Sete anos após o original Alien – O 8º Passageiro, James Cameron realiza uma sequela cheia de acção e cujas características pouco têm haver com as habituais sequelas produzidas por Hollywood. Tendo trabalhado como argumentista em filmes como A Vingança do Herói e Exterminador Implacável, que também realizou, Cameron escreveu a sinopse de Aliens: O Recontro Final em quatro dias, consumindo apenas “comida de plástico” e colas. Como resultado, o realizador conseguiu, com a sua mulher e produtora Gale Anne Hurd, ser contratado para realizar Aliens: O Recontro Final, que foi orçamentado em 18 milhões de dólares.

Sigourney Weaver regressa como protagonista e a sua interpretação no filme original foi de tal forma forte, que a influência da actriz foi ganhando cada vez mais espaço na produção da série e, aqui, é mesmo uma das produtoras. Cameron reconheceu isso mesmo, dando mais “espaço” e dimensão à sua personagem, nomeadamente ao seu lado maternal.

Embora com mais acção que o primeiro filme, a versão de Cameron (embora tenha sido Walter Hill a sugerir que o filme fosse uma analogia com a guerra do Vietname) não é uma mera sequela e expande o universo e as personagens do filme. Esta nova direcção foi bem acolhida pelo público, que tornou o filme num sucesso de bilheteira, e pela crítica, com o filme a ser nomeado para sete Óscares, entre eles o de melhor interpretação feminina e o de melhor realizador. No entanto, Aliens: O Recontro Final apenas viria a ganhar os de melhor efeitos especiais e melhor efeitos sonoros.

Como não poderia deixar de ser, o sucesso levou à contínuação da saga com os filmes Alien 3 – A Desforra e Alien: O Regresso.


Aliens 20th Century Fox, Estados Unidos, 1986, 137 min., ficção ciêntifica. Realizador: James Cameron. Argumento: James Cameron, baseado na história de David Giler, Walter Hill e James Cameron; personagens de Dan O’Bannon e Ronald Shusett Actores: Sigourney Weaver, Paul Reiser, Bill Paxton, Michael Biehn, William Hope

Soldados têm como missão salvar uma colónia atacada por criaturas aterrorizantes.